António Pinheiro

Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.

Lições para a vida

Abril 28th, 2008

“Nunca frequentei o Conservatório ou a Escola Superior. Nunca tive um professor de trompete. Ensinaram-me a escala do instrumento e a partir daí aprendi sozinho. Tenho orgulho em dizer isto. Aprendi a ouvir discos, ouvia os outros tocar e tentava fazer igual. Estava com o trompete até às três da manhã, a ouvir e a repetir, até conseguir fazer igual àquilo que ouvi-a.”

“Nenhum professor pode obrigar um aluno a ter determinado som. Cada pessoa tem o seu som, conforme o seu tipo de ar.  Cada pessoa tem o seu tipo de ar, o que condiciona directamente o tipo de som. Há ares mais húmidos, mais secos, mais gurdorosos, mas densos, menos densos. É isto que faz o som. É ridículo obrigar um aluno a tocar com determinado instrumento, determinada boquilha, determinado bocal, só para obter aquilo que o professor quer. Aquilo que é bom para mim pode não ser bom para ti.”

Quando ouvimos alguém falar assim, ficamos com vontade de o ouvir para o resto da vida.

Obrigado, amigo!

Comments

2 Comments

RSS
  • Rui Pereira says on: 29 de Abril de 2008 at 0:46

     

    Eu presenciei essas palavras!

    Tive a honra de tal como tu, ouvir o testemunho de alguém que já anda há muitos anos nisto e eu, sendo um puto à beira dele, senti-me um previlegiado por ouvir tais palavras!

    Sim, eu também agradeço! Obrigado por estas lições gratuitas e de forma ão descontraída e se´ria ao mesmo tempo! Abraço

  • Joana Alves says on: 30 de Abril de 2008 at 11:21

     

    Pois é pessoal… eu tenho honra de viver na mesma casa do autor dessas palavras. São realmente muitas as coisas que ele tem para ensinar não só a nível musical mas a todos os níveis…

    Deve a ele tudo o que sou hoje e tudo o que sonho ser…
    É realmente útil ouvir tudo o que ele tem para dizer e seguir as coisas que diz…

    Eu sigo, embora ele ache sempre que não… à minha maneira, mas sigo! 🙂

    Obrigada por todo o apoio que têm dado… 🙂

António Pinheiro

Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.