António Pinheiro

Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.

Perfil Musical

Maio 18th, 2012

António Carlos Rodrigues Pinheiro, nasceu em Crestuma, em 1979, tendo obtido a sua formação musical na Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Crestuma, na qual foi também docente e na Fundação Conservatório Regional de Gaia, onde, entre outros, teve como mestre o Professor Saúl Silva.

Frequentou Workshops de Interpretação de Música Ligeira, orientados por Tony Alves e Hugo Gama. Estudou, a título particular, Direcção Musical com o Maestro Professor Luís Macedo, nas vertentes Orquestra de Sopros e Orquestra Sinfónica. Participou em cursos de Direcção de Banda, com os Maestros António Saiote e José Rafael Pascoal Vilaplana.

É percussionista e saxofonista na Banda Visconde de Salreu (Estarreja).

Graças à sua faceta de multi-instrumentista, actua frequentemente como Clarinetista, Percussionista, Saxofonista e Teclista, com os mais variados agrupamentos musicais: bandas filarmónicas e orquestras de sopros, orquestras ligeiras, grupos corais, grupos de música ligeira, música tradicional portuguesa e música de câmara, destacando-se colaborações com algumas das melhores bandas filarmónicas nacionais, como a Banda Marcial de Fermentelos e a Banda da Trofa.

Colaborou com a Orquestra de Jazz do Conservatório de Música do Porto, com a qual realizou uma gravação para a rádio Antena 2, actuou no programa “Verão Total” da RTP1, no Centro Cultural de Belém e no Casino de Espinho.

Trabalhou com alguns dos mais reputados maestros e compositores portugueses: Afonso Alves, António Saiote, Carlos Marques, Hugo Oliveira, Ilídio Costa, Luis Cardoso, Luis Macedo, Manuel Luis Azevedo, Paulo Filipe Carvalho, Valdemar Sequeira, entre outros.

Fruto do seu trabalho e dedicação à Arte Musical foi, com muita naturalidade, convidado a assumir cargos de direcção, tendo sido fundador e maestro da Orquestra Juvenil de Crestuma (actualmente designada por Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica de Crestuma), a qual dirigiu durante 3 anos, tendo mantido a sua colaboração com esta orquestra até 2006. Entre Maio de 2009 e Agosto de 2011 foi maestro da Orquestra Ligeira “La Belle Époque”. Foi, entre 1999 e 2019, Director Musical do Grupo Coral “Vozes de Esperança”, com o qual mantém estreita colaboração.

Em Outubro de 2011 foi um dos fundadores da orquestra “Invicta Big Band”, na qual é Director Musical e pianista.

Possui uma larga experiência a nível do ensino da música sendo, alguns dos seus antigos alunos, músicos de mérito reconhecido.

Actuando em diversos campos musicais foi premiado em vários concursos.

Foi Mentor e Fundador da Banda Fórum – Filarmónica Portuguesa – A Primeira Banda Filarmónica do Mundo formada na Internet, na qual, para além de músico, desempenha funções organizativas.

Com a Banda Fórum apresentou de Norte a Sul do país, destacando-se salas emblemáticas como o Europarque e a Casa da Música no Porto.

Fez parte do júri da fase regional do Concurso Nacional de Música do INATEL – 2010.

Participou como músico em gravações da Sociedade Filarmónica de Crestuma, Let’s Groove Big Band, Orquestra de Jazz do Conservatório de Música do Porto e Banda Musical de Souto; como músico, director musical e produtor, em gravações do Grupo Coral Vozes de Esperança e Orquestra Ligeira La Belle Époque.

Participou na estreia mundial dos espectáculos “Symphonic Clapton – Tributo a Eric Clapton” e “Harmonic4Concept – Best Philarmonic Rock Ever”, que reuniram mais de 200 músicos e nomes como Clapton Adiction, DR1VE, Joana Andrade, Ricardo Azevedo e The Loyd.

Lançou, em Outubro de 2010, o seu primeiro livro “Uma Comédia Pouco Divina” que, entre outros textos, contém letras escritas para projectos de música original portuguesa em que participou.

É Licenciado em Marketing pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, exercendo a sua actividade profissional nessa área.

Comments

One Coment

RSS

António Pinheiro

Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.