António Pinheiro

Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.

Proposta indecorosa

Novembro 16th, 2010

A Banda Fórum – Filarmónica Portuguesa, recebeu uma proposta do Hipermercado Continente para actuação na comemoração do seu 25º. Aniversário.

Eis o referido e mail e a nossa resposta. É longo mas vale a pena ficarem com uma ideia de como continuam a ser tratadas as nossas bandas.

***********************
EMAIL 1

Bom dia,
Temos uma acção a realizar no hipermercado Continente de Matosinhos, que irá comemorar 25 Anos no dia 10 de Dezembro.
Gostaria de saber se estão interessados em realizar uma acção musical, juntamente com outro grupo, no dia 10 Dez, no Continente. Esta acção não poderá ser paga em valor monetário mas poderemos oferecer outras contrapartidas (como por exemplo, deslocação que necessitem, a vossa visibilidade, refeição…). Agradeço desta forma que me informem se estão interessados em realizar a acção consoante estas contrapartidas ou outras que sugiram.
Aguardamos resposta com máxima brevidade possível. Muito Obrigada.
Com os melhores cumprimentos,

***********************
EMAIL 2

Ainda de referir que a actuação será de cerca de 5/7min, 3 vezes nesse dia (às 07h00, 13h00 e 21h00).
Se possível gostaríamos de saber se há possibilidade de fazerem uma letra de música relativa aos 25 anos do Continente, ou mesmo alterar alguma música que já possuam para se enquadrar com o tema.
Uma vez mais agradeço a colaboração.
Com os melhores cumprimentos,

***********************
A NOSSA RESPOSTA

Boa tarde

Antes de mais agradecemos o convite por vós formulado.

Não sabemos se se inteirou do tipo que agrupamento que somos ou se terão enviado email massivo a várias bandas sem que tenham o cuidado de saberem quem são e de que forma actuam.

Todos os componentes das bandas filarmónicas não são profissionais, sendo quase todos eles trabalhadores ou estudantes. Ora um convite para actuar às 7h00, 13h00 e 21h00 num dia de semana, fica por si só automaticamente inviabilizado.

Mesmo assim deixe-me fazer um comentário ao facto de à partida deixarem logo bem explicito que não haveria lugar ao pagamento monetário. Consideramos que sendo para actuar no 25º. Aniversário do maior grupo distribuidor português, achamos a proposta no mínimo indecorosa, já para não dizer “insultuosa”. Sabe porventura quantas horas estuda um músico por dia e durante quantos anos o faz? O valor que o próprio (ou os pais) gastam em escolas de música, conservatório ou aulas particulares?

Despedimo-nos com votos de sucesso no evento em causa, esperando que o mesmo não seja feito ás custas do trabalho árduo e honesto de músicos que todos os dias dão o seu melhor em prol da cultura musical portuguesa.

Cumprimentos

Vitor Dias
Banda Fórum – Filarmónica Portuguesa

**********************************

Pessoalmente, tenho a certeza que alguma banda, ou agrupamento similar, vai aceitar esta proposta inqualificável. Depois, queixam-se que as bandas e a cultura não têm apoios, bla, bla, bla…

Enquanto houver quem toque de borla para quem pode pagar (e bem!) não vamos lá.

António Pinheiro

Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.