António Pinheiro

Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.

“Zamora 1143” – Nelson Jesus

Junho 22nd, 2021

(texto inicialmente publicado no Facebook, a 13 de Junho)

Pensavam que me tinha esquecido?
Aqui está a obra de hoje, dia em que tenho o trabalho muito facilitado pelo próprio compositor:
“A peça que vos deixo hoje foi possivelmente a que escrevi mais depressa. Tinha acabado de enviar a partitura de “Porto de Saudades” para um concurso e, com fortes convicções sobre essa, decidi não enviar a mesma peça para o concurso vizinho. No entanto, durante uma guarda de honra, uma entrada algo inusitada no nosso hino nacional, fez luz sobre as minhas ideias e mal cheguei a casa comecei a esboçar algumas variações que são encontradas nesta peça. Em três semanas estavam a partitura e partes prontas para envio e o prémio veio confortar o esforço.
Zamora 1143, Op. 21 é um poema sinfónico baseado na História de Portugal onde podem escutar nas quatro notas iniciais dos timpanos o verso “Heróis do mar…” onde se pode sentir o ambiente medieval do torneio de arcos de valdevez e onde o terceiro andamento recria a batalha de Ourique numa violenta fuga a 13/16 que tem afastado os compradores desta peça!
Vencedora do Prémio Inatel/Banda Sinfónica do Exército e eleita para o Top 20 da Imms Portugal, foi estreada pelo capitão Artur Cardoso e pela Banda Sinfónica do Exército e gravada pelos mesmo intérpretes pela Afinaudio.”
“Zamora 1143” por Nelson Jesus, na interpretação da Banda Sinfónica do Exército, dirigida por Artur Cardoso.
P.S. – 13/16, Nelson???? Que raio te passou pela cabeça????

António Pinheiro

Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.