António Pinheiro

Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.

“Rienzi” – Wagner

Agosto 13th, 2021

CLÁSSICOS FILARMÓNICOS

4ª Temporada – “Procura aí o papel…”

“O libretto de Wagner tem por base a novela Rienzi, O Último dos Tribunos de Edward Bulwer-Lytton (1835) e a peça teatral de Mary Russel Mitford (1828) sobre o mesmo tema. A acção desenrola-se em Roma, em meados do século XIV, e narra a senda do patriótico tribuno romano Cola Rienzi, na sua tentativa de restaurar o carácter imperial de uma Roma em decadência, libertando a cidade do jugo da nobreza corrupta que a dirigia. Apesar do sucesso inicial, Rienzi acabaria por ser excomungado pelo Papa e, finalmente, apedrejado pela populaça juntamente com a sua irmã Irene, no Capitólio que é entretanto incendiado.

A Abertura apresenta-se -nos como uma forma tradicional e é baseada nos temas da ópera. Abre num andamento lento, iniciado pelos trompetes e que anuncia um primeiro tema nas cordas, a “Prece pelo Povo de Rienzi”, de grande ênfase e lirismo. A peça prossegue à medida que toda a orquestra entra em cena, seguindo de algum modo um esquema clássico de exposição e reexposição temática, mas acenando à técnica do leitmotiv wagneriano. Uma coda de grande intensidade, baseada no tema da batalha, termina a abertura.”

in: Casa da Música

A dada altura do meu crescimento musical, as minhas tardes de domingo eram passadas à volta de vinis e K7s, com os meus amigos Hugo Oliveira e Marco Cancela, a ouvirmos, gravarmos e regravarmos muita música sinfónica, nomeadamente, Wagner.

Tornei-me um “Wagneriano” convicto, o que até teve consequências na minha aprendizagem de clarinete: “não podes tocar tudo como se fosse Wagner!”, dizia-me o professor Saul Silva.

A abertura da “Rienzi” é daqueles calhaus que, ou se toca bem, ou é melhor estar quieto. Toquei-a nas bandas de Crestuma, Avintes e Marcial de Fermentelos e é sempre bom revisitá-la, aqui na leitura da Banda de Revelhe, sob direcção de Paulo Pereira, num registo da Afinaudio.

António Pinheiro

Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.