António Pinheiro

Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.

Em busca da perfeição

Agosto 11th, 2008

Estão aí os Jogos Olímpicos e a habitual questão: “será que Portugal vai ganhar alguma medalha?”.

O meu pai diz que não. Segundo ele, anda toda a gente a fazer muita festa em torno de alguns atletas e, normalmente, as festas antecipadas não correm bem. Basta olharmos para o que aconteceu com a decepcionante prestação de Cristiano Ronaldo no Europeu 2008.

Em parte, eu concordo. Nunca se viu uma euforia tão grande em torno dos atletas olímpicos portugueses. Naide Gomes, Nelson Évora, Vanessa Fernandes, já estão medalhados e ainda não entraram em competição.

Recentemente, passou na televisão uma reportagem sobre os métodos de treino dos atletas chineses. São treinos intensivos, duros, que começam a partir dos 4 – 5 anos. Os comentários do jornalista e também do público em geral foram depreciativos.  Contudo, no desfile de abertura dos J.O., Portugal apresentou-se com 70 atletas. A China apresentou-se com mais de 600.

Neste momento, Portugal pergunta-se se vai ganhar alguma medalha.

A China prepara-se para ser o vencedor no ranking final.

A busca da perfeição tem um preço, mas nem todos estão dispostos a pagá-lo.

É típico e acontece nas mais diversas áreas.

Na música por exemplo:

– Gostava de tocar como aquele fulano. O que é que ele faz para tocar assim?

– Levanta-se cedo. Estuda 6 horas por dia. Toca muitas escalas, notas longas. Faz exercícios de flexibilidade…

– Hmmm… isso não é para mim… 

António Pinheiro

Profissional de marketing, músico e corredor por prazer. Corre na estrada, no monte e de um lado para o outro na vida, atrás e à frente dos filhos.