CLÁSSICOS FILARMÓNICOS
4ª Temporada – “Procura aí o papel…”
O “Carnaval de Veneza” é baseado em uma melodia folclórica napolitana chamada “O Mamma, Mamma Cara”, aquela que, quando éramos miúdos, aprendemos como “O meu chapéu tem três bicos…” (de vez em quando o Herman José canta a versão em alemão “Mein Hut, der hat drei Ecken”)
O violinista e compositor Niccolo Paganini escreveu vinte variações da melodia original, que intitulou de “Il Carnevale Di Venezia”, Op. 40. Em 1829, ele escreveu a um amigo: “As variações que compus sobre a graciosa cantiga napolitana, ‘O Mamma, Mamma Cara’, ofuscam tudo. Não consigo descrever.”
Desde Paganini, muitas variações sobre o tema foram escritas, principalmente as de Jean-Baptiste Arban, para trompete solo, contendo exibições virtuosas de duplo e triplo staccato.
Em Portugal, tornou-se uma obra mítica no reportório filarmónico graças à interpretação de Jorge Almeida, colocando num patamar olímpico as peças solísticas virtuosísticas.
Aliás, há um antes e um depois de Jorge Almeida. Há um antes e um depois do “Carnaval de Veneza”.
E aqui fica o próprio, com a Banda de Fajões, sob a direcção de Américo Nunes.
P.S. – A propósito deste género de reportório, recordo também a “Fantasia do Minho”, de Afonso Alves, a qual, original para bombardino, foi também adaptada ao trompete de Jorge Almeida.