Formação Musical:
- Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Crestuma
- Fundação Conservatório Regional de Gaia
- Workshops de Interpretação de Música Ligeira (variante swing), orientados por Tony Alves e Hugo Gama.
- Estudo de Direcção Musical com o Maestro Professor Luís Macedo, nas vertentes de Orquestra de Sopros e Orquestra Sinfónica.
- Frequência de cursos de Direcção de Banda com os Maestros António Saiote e José Rafael Pascual-Vilaplana
Projectos Musicais actuais
- Invicta Big Band (Porto) – Director Musical – Desde Outubro de 2011
- Grupo Coral Vozes de Esperança (Crestuma) – Director Musical – Desde Setembro de 1999.
- Banda Musical de Souto (Santa Maria da Feira) – Percussionista – Desde Setembro de 2011
- Banda Fórum – Filarmónica Portuguesa – Mentor, Fundador, Percussionista e staff member – Desde Novembro de 2005.
- Fusão Urbana (Porto) – Teclista e clarinetista – Desde Fevereiro de 2012
Gravações
- Participou como músico em gravações da Sociedade Filarmónica de Crestuma, Let’s Groove Big Band, Orquestra de Jazz do Conservatório de Música do Porto e Banda Musical de Souto; como músico, director musical e produtor, em gravações do Grupo Coral Vozes de Esperança e Orquestra Ligeira La Belle Époque.
Passado
- Graças à sua faceta de multi-instrumentista, actua frequentemente como Clarinetista, Percussionista, Saxofonista e Teclista, com os mais variados agrupamentos musicais: bandas filarmónicas e orquestras de sopros, orquestras ligeiras, grupos corais, grupos de música ligeira, música tradicional portuguesa e música de câmara, destacando-se colaborações com algumas das melhores bandas filarmónicas nacionais, como a Banda Marcial de Fermentelos e a Banda da Trofa.
- Integrou a Orquestra de Jazz do Conservatório de Música do Porto, com a qual realizou uma gravação para a rádio Antena 2, actuou no programa “Verão Total” da RTP1, no Centro Cultural de Belém e no Casino de Espinho.
- Fundador e maestro da Orquestra Juvenil de Crestuma (actualmente designada por Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica de Crestuma), a qual dirigiu durante 3 anos, tendo mantido a sua colaboração com esta orquestra até 2006.
- Entre Maio de 2009 e Agosto de 2011 foi maestro da Orquestra Ligeira “La Belle Époque”.
- Fez parte do júri da fase regional do Concurso Nacional de Música do INATEL – 2010.
- contacto@antonio-pinheiro.net
Pingback/Trackback
Fusão Urbana | António Pinheiro